Uma patente é um direito exclusivo concedido pelo Estado ao inventor de uma nova invenção, seja um produto ou um processo que oferece uma nova maneira de fazer algo ou uma nova solução técnica para um problema. Esse direito impede que terceiros fabriquem, usem, vendam ou importem a invenção sem a permissão do titular da patente por um período determinado, geralmente 20 anos a partir da data de depósito do pedido.
O Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) é um acordo internacional que facilita o processo de obtenção de patentes em múltiplos países. Ao invés de submeter pedidos de patente separadamente em cada país, o PCT permite que o inventor submeta um único pedido internacional de patente que é válido em todos os países membros do tratado.
Patentear sua invenção garante proteção legal contra o uso não autorizado por terceiros, além de agregar valor ao seu negócio e fortalecer sua posição no mercado.
O processo de obtenção de uma patente pode levar de 2 a 5 anos, dependendo da complexidade do caso e da existência de eventuais exigências ou oposições.
Não. A patente é territorial, ou seja, válida apenas no país onde foi registrada. Para proteção internacional, é necessário registrar a patente em cada país de interesse ou utilizar tratados internacionais como o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT).
Não. Apenas invenções concretas e aplicáveis industrialmente podem ser patenteadas. A ideia deve ser transformada em uma solução técnica detalhada e funcional.
Se a patente não for concedida, a invenção não terá proteção legal, permitindo que outras empresas a utilizem livremente. No entanto, é possível recorrer da decisão ou ajustar o pedido para atender aos requisitos legais.
Estamos prontos para garantir o sucesso da sua propriedade Intelectual. Fale com a nossa equipe
falar com a nossa equipe